Quando trabalhava no mundo corporativo, atuava no administrativo. De tempos em tempos, quando precisava fazer trabalhos que exigiam maior concentração, costumava fazer home office. E acontecia o que tenho ouvido de muitos amigos no cenário atual: "Trabalhando muito mais! Mal paro para almoçar ou ir ao banheiro!" E para complementar a situação, com o isolamento de todos, aumentou-se a necessidade de limpar a casa, cozinhar e cuidar das crianças. Imagino que há aqueles também que eventualmente estão percebendo diversas interferências que estão pouco focados e até "perdidos" no que fazer. Então, seguem algumas dicas!
1) Dentro do possível, deixe as preocupações do Coronavirus para um tempo restrito
Outro dia li: "Você já sabe o que fazer, então, desligue a TV e pare de ler notícias que até eventualmente são fake news". Fato: se dependermos dos noticiários, pensaremos somente no Covid-19. Tire somente alguns momentos do dia para se atualizar sobre orientações das autoridades, por exemplo. Gastar um tempo em demasia para o tema só fará com que você perca foco e energia.
2) Mini-planejamento para o dia
Rotina em casa pode ser novo e um planejamento de atividades é importante. Para mim, quando fiz a transição de CLT para Autônoma lembro de ter ficado "perdida" em não ter horário para levantar, sair, etc. A "mistura" entre atividades pessoais e profissionais eram inevitáveis. Lembre-se de alguns pontos:
- Planejar o que preciso para hoje (e isto inclui atividades pessoais!)
- Incluir um horário para exercitar fisicamente
- Incluir (e respeitar!) horário de parada de almoço
- Incluir 5 minutos de tempos em tempos de pausa para levantar e aproveite e movimente os braços, pescoço, costas, pernas entre as reuniões virtuais e atividades; aliás, verifique se ergonomicamente onde você está é adequado (eu por exemplo, sou mega pequena e os pés ficam no ar ao sentar na cadeira, o skate do marido virou apoio rsrsrs)
- Beber água (deixar uma garrafinha ao seu lado pode ajudar a lembrar)
- Incluir um momento para fazer o que gosta (música, filme, curso, etc)
- Incluir 5 minutos pelos menos para parar e meditar ((dicas em post anterior))
- Respeite o momento de parada ao final do dia e se está em casa compartilhando a vida com alguém, que possam aproveitar melhor este tempo que ganhou; e se mora sozinha(o), que possa entrar em contato com outras pessoas.
Se precisar, coloque um alarme ou mesmo registre como um compromisso em sua agenda para garantir que se lembrará.
3) Tire momentos para entrar em contato com pessoas virtualmente
Há poucos anos, o encontro virtual não existia, então, aproveite! Fazer encontros virtuais com diversas pessoas também é uma alternativa. Há também cursos, eventos virtuais. Por exemplo, coloquei também à disposição o Reiki Social a distância (informações). Existem diversas iniciativas (de grupos de dança, musicais, museus, etc). É só procurar o que for do seu interesse! Sozinha(o) você não está!!!
4) Medite
Observe-se. É uma boa oportunidade. Entre em contato consigo mesmo e procure a melhor técnica que lhe cabe. Dicas em post anterior.
5) Peça ajuda
E se algo estiver difícil, procure ajuda! Ter medo, ansiedade não é vergonhoso. Simplesmente, esta sensação está acontecendo. Estamos mais do que nunca em momento de nos ajudarmos e por mais que exista a distância física, a tecnologia atualmente permite estarmos próximos! Então, peça ajuda.
Enfim, que possamos passar este período da forma mais equilibrada possível e que em breve possamos retomar a vida normal, inclusive incorporando os pontos positivos (existem, se você parar para refletir!) que o momento está nos proporcionando.
Comments