CEO da BlackRock (maior gestora de recursos mundial), Larry Fink, divulgou carta neste mês explicando que evitaria investir em empresas com alto risco de sustentabilidade.
Ele também esteve presente hoje em Davos no Fórum Econômico Mundial e comentou sobre a repercussão e que em conversas privadas, 99% dos clientes eram a favor deste direcionamento.
Segue um trecho da carta:
"O propósito não é um mero slogan ou campanha de marketing; é a razão fundamental de uma empresa. É o que ela faz todos os dias para gerar valor para as partes interessadas. O propósito não é só a busca pelo lucro, mas é a força motriz para conquistá-lo.
(...)
Em uma pesquisa recente da Deloitte, os trabalhadores millennials foram consultados sobre qual deveria ser o propósito principal das empresas. Mais de 63% responderam que “melhorar a sociedade” é mais importante do que “gerar lucro”.
Nos próximos anos, o mundo verá a maior transferência de riqueza da história: US$ 24 trilhões dos baby boomers para os millennials. E os sentimentos das novas gerações influenciarão suas decisões não apenas como funcionários, mas também como investidores. Conforme essa riqueza muda de geração e as preferências de investimento também se transformam, questões ambientais, sociais e de governança serão cada vez mais significativas para as avaliações das empresas. Essa é uma das razões pelas quais a BlackRock dedica recursos consideráveis para melhorar os dados e as análises a fim de mensurar esses fatores, faz a integração deles em toda a nossa plataforma de investimento e mantém um engajamento com as empresas em que investimos em nome dos clientes com o intuito de entender melhor como essas empresas se relacionam com esses clientes."
A grande maioria dos debates apresentados no Fórum clamam por uma ação imediata e este, por exemplo, é um grande exemplo de ação que pode fazer a diferença na Sustentabilidade de nosso planeta, de nossas vidas. Palmas para Larry Fink!!!
E você, como tem tratado este assunto na sua empresa?
Abaixo links da carta e o painel no WEF20 na íntegra:
Logo Black Rock: site Black Rock
ความคิดเห็น