top of page

WEF: importância do estudo contínuo

Atualizado: 10 de jan. de 2020


No final do mês ocorrerá o encontro anual do Fórum Econômico Mundial (Davos2020) com as principais lideranças mundiais. É o 50° ano. Vale muito conhecer os principais assuntos (clima, sustentabilidade, empresas da quarta revolução industrial e muitos outros importantes temas). Super recomendo navegar pelo link abaixo. Existe até um para o Brasil. https://intelligence.weforum.org/


Em especial, há uma sessão sobre a quarta revolução industrial. Abaixo link. Um dos pontos destacados é a importância do estudo dos colaboradores perante as mudanças rápidas que principalmente a tecnologia está proporcionando. Acho que mudanças rápidas, tecnologia, incertezas não é novidade para ninguém né! ;)


O resumo dos principais pontos já é colocado no artigo logo de início:

  • " Businesses must advocate for a modernized education system to boost the hard and soft skills employees need in the Fourth Industrial Revolution.

  • Artificial intelligence and machine learning will change the future of work but also provide new ways to train and reskill staff.

  • A top-down approach to learning led by executives and more flexible approaches to training will be necessary."


Destaco o ponto citado sobre a importância do "hard skill", mas também do "soft skill" como a inteligência emocional. Concordo plenamente. É bem natural darmos mais prioridade a aspectos técnicos (ex.: agile, programar, usar uma máquina, aprender a calcular, etc etc) e dar menos importância ao soft skill. Posso estar muito enganada, mas o soft skill dá muito mais trabalho, pois se trata do nosso comportamental!!! É um trabalho de autoconhecimento muito grande: como reajo, o que sinto, como eventualmente controlar, como reagir, como estar mais equilibrado, relacionamento interpessoal, quais são os pontos que me fazem sair e voltar ao eixo, como aceito o diferente e daí para frente. É um trabalho pessoal muito grande e não fácil, mas necessário.


Enfim, seu papel como gestor é fundamental para incentivar seus colaboradores a um contínuo estudo e mais do que isso, incentivar a si mesmo! E obviamente, como sempre aqui reforço, seu autoconhecimento, uso de ferramentas como respiração, meditação, atividades que te ajudem no equilíbrio são fundamentais para te ajudar neste processo!


Fontes:

Skills

Propósito de empresa na quarta revolução industrial

Logo do WEF

site do weforum.org


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page